Para o casal ser diagnosticado como infértil é preciso 12 meses de relações regulares sem uso de nenhum método contraceptivo sem conseguir engravidar. Caso você tenha mais de 35 anos esse período diminui para 6 meses. Se você se encaixe em um desses casos, procure ajuda médica, fale com a gente!
Existem inúmeras causas de infertilidade, desde heranças genéticas até hábitos de vida. Cada casal deve ser investigado de forma individualizada para se descobrir a causa da infertilidade e assim o tratamento mais adequado ser indicado.
Sabemos que nenhum método contraceptivo é 100% eficaz, mas após a laqueadura tubária a gestação espontânea se torna muito difícil. Existem métodos de reversão da laqueadura tubária, que tem uma eficácia de 50% a 80%, e os tratamentos reprodutivos de alta complexidade, como a Fertilização In Vitro, que possibilita que essas pacientes tentem gestar novamente já que a trompa não interfere nesse processo.
Não existe nenhuma relação entre o uso prolongado de contraceptivo oral e infertilidade. Também o que esperamos é que a partir da interrupção do anticoncepcional a mulher volte a menstruar, consequentemente ovular e ter a chance de gestar naturalmente.
Nos casos em que a paciente apresenta ciclos irregulares ou amenorreia (ausência de menstruação), isso nos diz que sua ovulação está comprometida. Nesses casos temos que através de um tratamento que envolve atividade física, perda de peso e uso de medicamentos, permitir que a ovulação volte a acontecer, permitindo a chance de uma gestação.